Wednesday, September 28, 2011

Degelo nas calotas polares




O mundo continua sofrendo mudanças cada vez mais rápidas por causa do efeito estufa e do aquecimento global. As calotas polares do Ártico estão derretendo num ritmo nunca visto antes em toda a história humana. Entre os cientistas, já é consenso que é apenas uma questão de tempo até todo o gelo da região derreter.
O degelo das calotas polares é um problema grave, que está tomando proporções mais do que alarmantes. Uma das principais preocupações dos ambientalistas é o gás metano, cerca de 20 vezes mais potente que o dióxido de carbono.
Cientistas chegaram à conclusão de que as geleiras servem como um super depósito do gás, e conforme elas vão desaparecendo mais acelerado se torna o processo de aquecimento global.
A liberação de metano é tão grande que o gás mal se mistura com a água, e, depois de formar bolhas na superfície, é liberado quase que instantaneamente pra atmosfera. Estudos realizados na região indicam que a temperatura está subindo, e já acumula um acréscimo de 4 graus Celsius nos últimos anos.
A preocupação dos ambientalistas e cientistas não é somente com o Pólo Norte: o derretimento das geleiras da Antártica também está dando o que falar. Se tudo continuar indo como está, o nível dos oceanos provavelmente vai aumentar muito mais rápido que o previsto.
O derretimento das geleiras da Antártica e da Groenlândia juntas pode acabar causando a desestabilização de outras massas glaciares de grande importância, acelerando um processo generalizado de desintegração.




No comments:

Post a Comment