Wednesday, September 28, 2011

Chuva Ácida.

A chuva ácida está associada á poluição que o homem produz na superfície terrestre.
Esse fenômeno é muito comum nos centros urbanos é industrializados, essa poluição se dá através da liberação de óxidos de nitrogênio (NOx), dióxido de carbono (CO2) e do dióxido de enxofre (SO2).
Os gases poluentes causados por veículos automotores, indústrias, tem aumentado a acidez das chuvas.
O fenômeno conhecido como chuva ácida ocorre quando o dióxido de carbono reage com as partículas de água presentes nas nuvens, tendo como resultado desse processo a formação de ácido nítrico (HNO3) e do ácido sulfúrico (H2SO4), que ao se precipitarem em forma de chuva ocorrem esse fenômeno.
Podemos citar como transtornos causados pela chuva ácida a modificação das propriedades do solo, alteração dos ecossistemas aquáticos, destruição de lavouras, dentre outros.
Os poluentes atmosféricos transportados pelos ventos, podendo percorrer até centenas de quilômetros de distância dos seus locais de origem.
Em longo prazo, os seus efeitos constituem um importante indicador das condições de degradação do meio ambiente, as quais estão relacionadas com á qualidade do ar sobre as zonas fortemente urbanizadas.
Não sendo possível ao homem controlar a quantidade de poluentes que é lançada para o meio ambiente a cada hora em todo o mundo, nem fazer uma estimativa dos danos provocados pela poluição nos diversos sistemas ecológicos do planeta. Consequentemente, não existe um estudo estatístico sobre este problema, uma vez que a quantidade de poluentes não é mensurável.
No Brasil essa chuva é comum ocorrer nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
Para reduzir esse problema, algumas ações devem ser praticadas tais como, redução no consumo de energia, popularização de fontes energéticas limpas: a energia solar, eólica e biocombustível.

No comments:

Post a Comment